BRASIL2013'Indústria automotiva exerce preço político elevado no Brasil', diz jornal

'Indústria automotiva exerce preço político elevado no Brasil', diz jornal
'Financial Times' afirma que investimentos em infraestrutura não fizeram jus aos incentivos oferecidos à indústria.


Efeitos dos incentivos à indústria contribuíram
para os recentes protestos populares, diz 'FT'
(Foto: BBC)

O diário britânico 'Financial Times' afirma em reportagem que a indústria automotiva está 'exercendo um elevado custo político' sobre o país.

26/06/2013

De acordo com o texto publicado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 'levou seu entusiasmo pelos carros para a presidência. Uma paixão que ele compartilhava com sua sucessora e companheira do partido de centro-esquerda PT, a presidente Dilma Rousseff'.

O jornal afirma que a atual presidente e seu antecessor 'foram tão bem-sucedidos em estimular a indústria (automotiva) que as cidades brasileiras estão afogadas com carros enquanto o transporte público permanece pobre, o que levou ao maior protesto de massa em mais de duas décadas'.

Ainda que lembre que o automóvel vem tendo um papel de destaque na política industrial brasileira há mais de 60 anos, desde a época de Juscelino Kubitsheck até Fernando Henrique Cardoso, o jornal comenta que 'foi sob o PT, com seu modelo econômico de incentivar o consumo por meio de programas de bem estar social, aumentos salariais e aumentos de acesso ao crédito, que a indústria explodiu'.

O 'Financial Times' afirma que, desde 2002, a frota de veículos do Brasil mais do que dobrou, chegando ao número atual de quase 79 milhões de veículos, fazendo do país o quarto maior mercado automotivo mundial.

Mas o jornal acrescenta que 'o problema é que a infraestrutura e o transporte público não acompanharam o ritmo'.

O diário diz que a tática de Dilma Rousseff para incentivar a indústria automotiva é também uma forma de estimular a indústria com rapidez.

Mas acrescenta que 'só foi após os protestos deste mês, no entanto, que o custo político da atração fatal do PT pelo automóvel finalmente se tornou visível, com a raiva da população a respeito dos transportes públicos e das ruas congestionadas explodiu'.
FONTE ;BBC BRASIL

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking