Terremoto nas Ilhas Salomão TEVE Pelo menos cinco mortos em violento EM 2013



Segundo o governo da Austrália, não há ameaça de tsunami para o país


HONIARA - Pelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram feridas após um violento terremoto de 8,0 graus de magnitude nas Ilhas Salomão, que provocou alertas de tsunami em outras áreas do Pacífico.


06/02/2013

Entre os cinco mortos estão uma criança e quatro idosos - três mulheres e um homem, informou à AFP Chris Rogers, enfermeira do hospital de Lata nas ilhas Santa Cruz, pertencentes ao arquipélago das Salomão.


O terremoto aconteceu às 01H12 GMT (23H12 de Brasília) entre as ilhas Salomão e Vanuatu, ao nordeste da Austrália, perto das ilhas Santa Cruz, afetadas por uma série de fortes tremores nos últimos dias, informou o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).


O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu o alerta de tsunami nas ilhas do Pacífico afetadas às 3H45 GMT, duas horas e meia depois do terremoto.


Uma fonte da agência meteorológica japonesa informou, no entanto, que um pequeno tsunami era esperado na costa leste do Japão a partir das 7H30 GMT, com ondas de 50 cm.


Segundo o USGS, uma onda de 55 cm de amplitude foi registrada na província Norte de Nova Caledônia, em Hienghène, e uma de 48 cm na ilha de Lifu. Uma onda menor, de 18 cm, foi observada em Vanuatu.

FONTE;http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/tremores-dificultam-chegada-de-ajuda-ilhas-salomao-apos-tsunami.html

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking