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Ucraniano leva dois anos para construir submarino
Vasyl Chikur construiu embarcação com três metros de comprimento.
Submarino chega a velocidade de 6,5 kilômetros por hora
O ucraniano Vasyl Chikur colocou na água neste sábado (01) um submarino
contruído por ele durante 2 anos. A embarcação de três metros de
comprimento chega a uma velocidade de 6,5 km por hora. Vasyl fez a
estreia de sua invenção com a ajuda de dois assistentes perto do porto
do Mar Negro em Odessa.
Vasyl Chikur faz a estreia do seu submarino na Ucrânia (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
O inventor entra no submarino com a ajuda de dois assistentes (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
Vasyl Chikur debaixo d'água em seu submarino caseiro (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
Francês pesca peixe-gato gigante de 2,31 metros
Reprodução
Cyril Roux fisgou um peixe-gato de 2,31 metros e 80 quilos
O peixe capturado por Roux é poucos centímetros maior do que um exemplar fisgado por Jonny Ferrière alguns dias antes. Ferrière pescou um peixe-gato de 2,24 metros e 76 kg no rio Tarn, perto de Lagrave.
fonte;hoje em dia
Seds abre concurso com 3.410 vagas para agente penitenciário
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) abriu nesta sexta-feira
(31) concurso público com 3.410 vagas para o cargo de agente de
segurança penitenciário. O edital foi publicado no Diário Oficial do
Estado. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no
endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), no período de 1 a 30 de outubro de 2012. O valor da inscrição é R$ 50,00.
As 3.410 vagas serão distribuídas entre as 18 Regiões Integradas de
Segurança Pública do Estado (Risps). De acordo com edital, os agentes
devem cumprir carga horária de 40 horas semanais, em escala de plantão
ou diarista, dependendo da necessidade de cada unidade. O salário básico
é R$ 1.954,67. Ao fazer a inscrição, o candidato deverá ler atentamente
o edital para certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos
para o cargo, sendo de sua inteira responsabilidade as informações
prestadas.
O concurso acontecerá em seis etapas. Serão realizadas provas objetivas
de múltipla escolha e redação, de condicionamento físico por testes
específicos, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e conduta,
exames médicos, além de um curso de formação técnico-profissional com
aulas práticas e teóricas e estágio supervisionado nas unidades para os
pré-selecionados.
Todas as provas, testes ou exames deste concurso serão realizados em
Belo Horizonte, ressalvadas a primeira e sexta etapas, correspondentes à
prova objetiva de múltipla escolha e redação, na qual o candidato
poderá optar pelo município onde quer realizar a prova, e ao curso de
formação Técnico-Profissional, que será realizado em Belo Horizonte –
para os candidatos às vagas da 1ª, 2ª e 3ª RISP – e nas cidades sede das
outras Regiões Integradas de Segurança Pública, para os demais
candidatos. fonte;hoje em dia
Ampliação do porto de São Sebastião preocupa moradores do litoral norte de SP
O projeto de ampliação que deverá triplicar a capacidade do Porto de São
Sebastião, no litoral norte de São Paulo, preocupa prefeitos e
moradores da região. As obras, orçadas em R$ 2,5 bilhões, devem dar
suporte à extração de petróleo do pré-sal, mas a população teme que vá
afetar a vocação turística dos municípios vizinhos pelo risco ao meio
ambiente.
Atualmente, o projeto aguarda a emissão de licença prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com mais capacidade, o porto também será uma alternativa para escoar mercadorias de regiões como o Vale do Paraíba.
"O município de São Sebastião é turístico e portuário, não tem sentido uma coisa atrapalhar a outra", reclama Regina Helena Ramos, vice-presidente da Federação Pró Costa Atlântica, que reúne associações de bairro do município.
A moradora aponta para a ameaça de degradação do meio ambiente, grande atrativo turístico da região, com a migração que pode ser estimulada pela expansão portuária. "Não existe hoje habitação nem para as pessoas que moram lá, tem uma população imensa em áreas de risco e preservação", aponta.
Para que a cidade suporte a ampliação do terminal, Regina Helena defende
que sejam feitos investimentos em infraestrutura compatíveis com o novo
tamanho do terminal, que deverá ficar totalmente concluído em 2035. "Se
as coisas não forem benfeitas, se a infraestrutura não estiver à
altura, São Sebastião acaba para o turismo, e não é isso que a gente
quer".
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também teme que o potencial turístico do município seja afetado. Por meio de nota, ele destaca que o projeto preocupa, "não só pelo tamanho que se desenha, mas também porque todo o escoamento da carga será por estrada".
Entretanto, na avaliação do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, o problema central diz respeito à alça de acesso ao porto, que no trajeto proposto promoverá a remoção de 3.000 pessoas. Ele defende um projeto com túneis para evitar a retirada das famílias. "É possível fazer, está faltando vontade de meter a mão no bolso", diz.
O presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, por outro lado, sustenta que o problema afeta 400 famílias que vivem irregularmente na área. "Não é que vai desapropriar, aquilo é área invadida. A gente vai reassentar 400 famílias em moradia digna", garante.
Segundo Carvalho, está sendo realizado um estudo, que deve ficar pronto em até três meses, para determinar quais serão os impactos da ampliação no turismo da região. A partir daí, serão apresentadas propostas para mitigar esses efeitos negativos. "Nosso objetivo é transformar São Sebastião em referência de porto verde para o Brasil e para o mundo", diz.
fonte;folha
Atualmente, o projeto aguarda a emissão de licença prévia pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com mais capacidade, o porto também será uma alternativa para escoar mercadorias de regiões como o Vale do Paraíba.
"O município de São Sebastião é turístico e portuário, não tem sentido uma coisa atrapalhar a outra", reclama Regina Helena Ramos, vice-presidente da Federação Pró Costa Atlântica, que reúne associações de bairro do município.
A moradora aponta para a ameaça de degradação do meio ambiente, grande atrativo turístico da região, com a migração que pode ser estimulada pela expansão portuária. "Não existe hoje habitação nem para as pessoas que moram lá, tem uma população imensa em áreas de risco e preservação", aponta.
Daniel Marenco/Folhapress | ||
Vista da praia da Baleia, em São Sebastiao, no litoral norte de São Paulo |
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também teme que o potencial turístico do município seja afetado. Por meio de nota, ele destaca que o projeto preocupa, "não só pelo tamanho que se desenha, mas também porque todo o escoamento da carga será por estrada".
Entretanto, na avaliação do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, o problema central diz respeito à alça de acesso ao porto, que no trajeto proposto promoverá a remoção de 3.000 pessoas. Ele defende um projeto com túneis para evitar a retirada das famílias. "É possível fazer, está faltando vontade de meter a mão no bolso", diz.
O presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, por outro lado, sustenta que o problema afeta 400 famílias que vivem irregularmente na área. "Não é que vai desapropriar, aquilo é área invadida. A gente vai reassentar 400 famílias em moradia digna", garante.
Segundo Carvalho, está sendo realizado um estudo, que deve ficar pronto em até três meses, para determinar quais serão os impactos da ampliação no turismo da região. A partir daí, serão apresentadas propostas para mitigar esses efeitos negativos. "Nosso objetivo é transformar São Sebastião em referência de porto verde para o Brasil e para o mundo", diz.
fonte;folha
Corrupção no Judiciário só ficou mais exposta, diz Eliana Calmon
A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, diz que a
corrupção no Poder Judiciário não diminuiu nos dois anos em que
denunciou irregularidades. "A corrupção apenas ficou mais exposta", diz.
Ela evita criticar seu sucessor, ministro Francisco Falcão, de quem é amigo. Não faz coro com os que preveem uma atuação menos incisiva na corregedoria do CNJ.
Eliana pretende filiar-se a uma ONG contra a corrupção, quando se aposentar.
Ela evita criticar seu sucessor, ministro Francisco Falcão, de quem é amigo. Não faz coro com os que preveem uma atuação menos incisiva na corregedoria do CNJ.
Eliana pretende filiar-se a uma ONG contra a corrupção, quando se aposentar.
Periferias francesas escancaram crise econômica do país
As
"banlieues", periferias pobres das cidades francesas onde se concentra o
grosso da imigração no país, são a face mais visível da crise econômica
e viraram um desafio político para o presidente socialista François
Hollande.
Nestes bolsões de pobreza, a renda per capita é inferior a € 9.000 por ano, ou R$ 23 mil (menos da metade da média nacional), e o desemprego atinge um em cada quatro trabalhadores.
O índice é similar ao da Espanha, país com os piores indicadores de emprego na União Europeia. O governo identifica nessas áreas os principais focos de criminalidade do país, principalmente tráfico de drogas.
Em Amiens-Nord, 120 km ao norte de Paris, os rastros das duas noites de vandalismo que varreram a cidade em agosto ainda estão por toda parte: uma escola e uma sala de musculação parcialmente incendiadas, lixeiras e telefones públicos calcinados; 16 policiais feridos.
Os distúrbios ocorreram depois de uma briga de moradores com policiais
que perseguiam um motociclista na contramão, mas o pano de fundo da onda
de violência --que resultou em 16 policiais feridos e cinco suspeitos
presos-- é a crise econômica.
"Aqui é o deserto da República. A polícia só aparece quando há um problema grande, a educação não funciona e o desemprego é muito maior do que dizem porque muita gente sem papel não entra na estatística", diz Nasri Guergous, dono de bar.
A segunda maior economia da zona do euro é castigada por uma espécie de "pane seca". Nos últimos três trimestres, a taxa de crescimento do PIB foi igual zero e a produção industrial encolheu 3,1% desde junho de 2011.
A PSA (fabricante dos carros Citröen e Peugeot) anunciou que vai fechar uma fábrica que emprega 8.000 pessoas até 2014 em Aulnay-sous-Bois (19 km de Paris).
Na campanha, Hollande prometeu um plano de reestruturação urbana e investimentos em educação das banlieues, mas a situação das contas públicas do país limita sua margem de manobra.
O endividamento representa 90% do PIB e o país precisará cortar € 33 bilhões no próximo ano para conter o deficit fiscal.
"É extremamente difícil que o presidente cumpra sua promessa. Os mais atingidos são os jovens que, sem educação, não conseguem acesso ao emprego", diz Gilles Kepel, sociólogo do Instituto Montaigne e autor de vários livros sobre as banlieues.
Segundo ele, a migração do parque industrial francês para países com mão de obra mais barata nas últimas décadas não foi acompanhada de uma política educacional que qualificasse os jovens das áreas pobres.
VÉU E TENSÃO
Nestas vizinhanças que o governo francês chama de "zonas urbanas sensíveis", a presença islâmica é grande.
As banlieues concentram a maior parte das mais de 2.000 mesquitas do país e mulheres com o hijab, o véu islâmico, dominam a cena.
Ao lado do desemprego, este avanço religioso também alimenta a tensão.
Enquanto candidatos com discurso anti-imigração têm ganho terreno a cada eleição, moradores de Amiens-Nord se dizem vítimas de discriminação religiosa e xenofobia.
Muitos jovens descendentes de famílias do norte da África e do Oriente Médio têm mais identificação com a religião de seus pais do que com a França.
Filho de argelinos, Abdel Zemaini, 37, faz "bicos" como motorista e diz que o quebra-quebra foi para punir as autoridades pelo "racismo".
"É claro que houve vandalismo, mas a polícia aqui não tem nenhuma educação. Dizem bom dia se você é branco, mas se você é árabe, eles agem como cowboys", diz.
fonte;da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).
Nestes bolsões de pobreza, a renda per capita é inferior a € 9.000 por ano, ou R$ 23 mil (menos da metade da média nacional), e o desemprego atinge um em cada quatro trabalhadores.
O índice é similar ao da Espanha, país com os piores indicadores de emprego na União Europeia. O governo identifica nessas áreas os principais focos de criminalidade do país, principalmente tráfico de drogas.
Em Amiens-Nord, 120 km ao norte de Paris, os rastros das duas noites de vandalismo que varreram a cidade em agosto ainda estão por toda parte: uma escola e uma sala de musculação parcialmente incendiadas, lixeiras e telefones públicos calcinados; 16 policiais feridos.
Georges Charrieres/Associated Press | ||
Esqueleto de um carro queimado durante protestos em Amiens, na França |
"Aqui é o deserto da República. A polícia só aparece quando há um problema grande, a educação não funciona e o desemprego é muito maior do que dizem porque muita gente sem papel não entra na estatística", diz Nasri Guergous, dono de bar.
A segunda maior economia da zona do euro é castigada por uma espécie de "pane seca". Nos últimos três trimestres, a taxa de crescimento do PIB foi igual zero e a produção industrial encolheu 3,1% desde junho de 2011.
A PSA (fabricante dos carros Citröen e Peugeot) anunciou que vai fechar uma fábrica que emprega 8.000 pessoas até 2014 em Aulnay-sous-Bois (19 km de Paris).
Na campanha, Hollande prometeu um plano de reestruturação urbana e investimentos em educação das banlieues, mas a situação das contas públicas do país limita sua margem de manobra.
O endividamento representa 90% do PIB e o país precisará cortar € 33 bilhões no próximo ano para conter o deficit fiscal.
"É extremamente difícil que o presidente cumpra sua promessa. Os mais atingidos são os jovens que, sem educação, não conseguem acesso ao emprego", diz Gilles Kepel, sociólogo do Instituto Montaigne e autor de vários livros sobre as banlieues.
Segundo ele, a migração do parque industrial francês para países com mão de obra mais barata nas últimas décadas não foi acompanhada de uma política educacional que qualificasse os jovens das áreas pobres.
VÉU E TENSÃO
Nestas vizinhanças que o governo francês chama de "zonas urbanas sensíveis", a presença islâmica é grande.
As banlieues concentram a maior parte das mais de 2.000 mesquitas do país e mulheres com o hijab, o véu islâmico, dominam a cena.
Ao lado do desemprego, este avanço religioso também alimenta a tensão.
Enquanto candidatos com discurso anti-imigração têm ganho terreno a cada eleição, moradores de Amiens-Nord se dizem vítimas de discriminação religiosa e xenofobia.
Muitos jovens descendentes de famílias do norte da África e do Oriente Médio têm mais identificação com a religião de seus pais do que com a França.
Filho de argelinos, Abdel Zemaini, 37, faz "bicos" como motorista e diz que o quebra-quebra foi para punir as autoridades pelo "racismo".
"É claro que houve vandalismo, mas a polícia aqui não tem nenhuma educação. Dizem bom dia se você é branco, mas se você é árabe, eles agem como cowboys", diz.
fonte;da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).
Lei obriga TV paga a exibir programas do Brasil
Editoria de Arte/Folhapress/Editoria de Arte/Folhapress |
A nova lei da TV paga, que começa a valer amanhã (2/9), obriga todos os canais, os infantis inclusive, a exibir produções feitas no Brasil -por exemplo, "Peixonauta", "Turma da Mônica" e "Cocoricó".
Veja quais são os novos desenhos brasileiros
'Turma da Mônica' apresenta novos episódios
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E esses desenhos têm que ir ao ar no horário nobre -aquele em que mais pessoas estão vendo TV. No caso dos canais para crianças, são dois os horários nobres: das 11h às 14h e das 17h às 21h. Até o dia 13 deste mês, é preciso exibir, no mínimo, uma hora e dez minutos por semana de programas nacionais. Depois, sobe para duas horas e 20 minutos, até setembro de 2013. A partir daí, serão três horas e 30 minutos.
O Cartoon estreia amanhã a nova temporada da "Turma da Mônica", às 11h. No próximo ano, o canal coloca no ar uma novidade: "O Irmão do Jorel".
Para respeitar a lei, contudo, não precisa ser programa novo. Reprises valem. O Nickelodeon, por exemplo, cumprirá a cota com repeteco de "Julie e os Fantasmas" e "Escola para Cachorro". Mas, como reprises exageradas podem cansar o público, os canais terão que investir em novos programas nacionais.
Ale McHaddo, criador de "Nilba e os Desastronautas", que passa na TV Rá Tim Bum, diz que os canais passaram a procurar produtoras para saber o que elas já têm pronto.
O Discovery Kids estreia, em outubro, a segunda temporada de "Peixonauta". Kiko Mistrorigo, criador do desenho, também é vice-presidente da associação que reúne os produtores de programas para a televisão. "O Brasil tem todas as condições de preencher a programação."
Mas os desenhos nacionais não vão tirar de cartaz sucessos estrangeiros (como o "Ben 10", que terá programação especial em outubro). Ainda bem.
fonte;folha
Conheça curiosidades sobre as viagens do homem à Lua
É verdade que o combustível do Apollo 11 quase acabou indo à Lua? E as bandeiras dos EUA, elas ainda estão por lá?
Confira curiosidades sobre as viagens à Lua:
fonte;folha
Confira curiosidades sobre as viagens à Lua:
Lydia Megumi/Editoria de Arte/Folhapress | ||
Secretaria de Saúde de MG registra 31 mortes por H1N1 em 2012
Balanço também confirma segundo óbito em Belo Horizonte.
Noventa pessoas já foram infectadas no estado.
Segundo a SES, 90 casos de infecção pela doença já foram registrados em 2012. A maioria das ocorrências foi na capital mineira, onde 14 pessoas contraíram a influenza A. As pessoas que têm entre 40 e 59 anos foram as mais afetadas pelo H1N1.
O balanço aponta ainda que 174 casos estão sob investigação. A secretaria também apura se nove mortes registradas no estado foram provocadas pela doença.fonte;g1
Governo de MG anuncia R$ 572 mi em obras para Vetor Norte da Grande BH
verba deve ser investida em obras para infraestrutura da região.
Intervenções integram as obras de mobilidade para a Copa de 2014.
O governo anunciou também a construção de pontes, de viadutos e de trincheiras, além da ampliação de rodovias do estado. Outra obra importante é o Rodoanel Norte, que vai ligar a BR-381, na saída para Vitória, à BR-040, na saída para Brasília. Obras em rodovias estaduais com o objetivo de desafogar o trânsito em vias como o Anel Rodoviário de Belo Horizonte também fazem parte do pacote anunciado.
fonte;g1
Adolescentes flagram em vídeo Óvni sobre cidade de Três Pontas (MG)
Gravação foi feita por volta de 15h do último domingo (26).
No vídeo, o Óvni (Objeto Voador Não Identificado) aparece entre as nuvens. Quando as crianças acionam o zoom do equipamento, o objeto fica em foco por alguns segundos no centro da tela. Pouco depois, o objeto desaparece rapidamente. Durante a gravação, é possível ouvir a expressão de espanto dos adolescentes. "Dá pra ver certinho. É uma nave, eu tenho certeza.", dizem as crianças.
Segundo a advogada Laís Aparecida da Silva Correia, que enviou o vídeo, todos ficaram assustados após a gravação. "Elas viram algo estranho no céu e começaram a gritar. Depois, elas chamaram os adultos. Parece muito uma nave. Nós achamos melhor enviar o vídeo para saber do que de fato se trata", disse ela.
A reportagem do G1 Sul de Minas entrou em contato por email com a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), mas até esta publicação, ainda não recebeu retorno sobre o registro de algum Óvni no espaço aéreo do Sul de Minas Gerais.
Internautas flagram Ovni no céu de Três Pontas (MG). (Foto: Laís Aparecida da Silva Correia)
tópicos:no Zoom Compare Preços e Boas Comprasfonte;g1
Sobe a 7 o número de mortos na passagem do furacão Isaac nos EUA
Cinco morreram no estado da Louisiana, e outros dois no Mississipi.
Cerca de 1 milhão de casas ficaram sem energia em quatro estados.
O número de mortos deixados pelo furacão "Isaac" em sua passagem pelos
Estados Unidos subiu para sete, cinco deles no estado da Louisiana e
outros dois no Mississipi, confirmaram autoridades.
De acordo com a porta-voz do escritório do governador da Louisiana, Christyna Stephens, quatro pessoas morreram nos arredores de Nova Orleans, enquanto a quinta vítima morreu na região central do estado.
Cerca de 1 milhão de casas ficaram sem luz nos estados do Arkansas, Mississipi, Alabama e, principalmente, Louisiana, que há sete anos sofria as consequências do devastador furacão "Katrina" e contava mais de 1.800 vítimas fatais.
Desde os efeitos devastadores do Katrina, foram investidos cerca de US$ 10 bilhões em um sistema de diques nessa cidade. Apesar de o sistema ter funcionado corretamente, os principais problemas continuam sendo as inundações e as interrupções de energia.fonte;g1
De acordo com a porta-voz do escritório do governador da Louisiana, Christyna Stephens, quatro pessoas morreram nos arredores de Nova Orleans, enquanto a quinta vítima morreu na região central do estado.
Imagem aérea de inundação em Grand Isle, Louisiana, provocada após a passagem do furacão ‘Isaac’.
Cerca de 1 milhão de casas ficaram sem luz nos estados do Arkansas, Mississipi, Alabama e, principalmente, Louisiana, que há sete anos sofria as consequências do devastador furacão "Katrina" e contava mais de 1.800 vítimas fatais.
Um cavalo tenta se libertar de um atoleiro em Ironton, Louisiana, após passagem da tormenta. (Foto: John Bazemore / AP Photo)
Em Nova Orleans, onde se acumularam até 25 centímetros de água da
chuva, já foram iniciadas as tarefas de limpeza e conserto nas ruas,
onde quase 150 mil casas permanecem sem eletricidade.Desde os efeitos devastadores do Katrina, foram investidos cerca de US$ 10 bilhões em um sistema de diques nessa cidade. Apesar de o sistema ter funcionado corretamente, os principais problemas continuam sendo as inundações e as interrupções de energia.fonte;g1
Japoneses treinam para reagir em caso de terremoto
Simulações de desastres envolveram militares e civis em todo o país.
Crianças ensaiaram normas de comportamento.
Militares
e civis realizaram neste sábado (1º) um grande treinamento
antiterremoto no Japão. Crianças foram mobilizadas em todo o país para
aprender como reagir em caso de um grande tremor. Foram ensaiadas normas
de comportamento e manipulação de feridos. (Foto: Itsuo Inouye / AP
Photo)
Helicóptero participa de treinamento de resgate de vítima no mar no porto de Yokohama neste sábado (1º) (Foto: Kyodo/AP)
fonte;g1