Israel quer que EUA apóiem ataque às instalações atômicas iranianas



22/09/2012

Primeiro-ministro israelense advertiu que Irã poderia produzir urânio enriquecido para construção de bomba nos próximos meses.


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sugeriu que os Estados Unidos dêem um ultimato ao governo do Irã. Isso por causa da suspeita de que os iranianos estejam tentando fabricar armas nucleares.

O primeiro-ministro israelense pressionou o governo americano. Afirmou que os Estados Unidos precisam apoiar um ataque às instalações atômicas iranianas, caso o país cruze a "linha vermelha". Netanyahu advertiu que o Irã poderia produzir urânio enriquecido para a construção de uma bomba nos próximos meses.

Durante a entrevista, Netanyahu foi questionado sobre o suposto apoio dele ao adversário de Barack Obama, o republicano Mitt Romney, que prometeu impedir o Irã de construir a bomba.

Analistas disseram que a pressão para atacar o Irã pretende favorecer Mitt Romney, com quem Benjamim Netanyahu trabalhou nos anos 70. Diante das críticas, o premiê israelense afirmou que não quer interferir na eleição americana e sua única preocupação é a fabricação de uma bomba no Irã.

O Irã voltou a declarar nesta segunda-feira (17) que o programa nuclear tem fins pacíficos e acusou inspetores da ONU de envolvimento em uma sabotagem a usina de Fordow, em agosto.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não comentou as acusações.

Nota: por motivos contratuais, o vídeo desta reportagem não pode ser exibido na internet.fonte;g1

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking