EUA Militares recebem alerta após livro sobre Bin Laden EM 2012


Após serem surpreendidas pelo anúncio do lançamento de um livro sobre a operação que matou Osama bin Laden em 2011, escrito por um ex-militar que participou da ação, as Forças Armadas americanas alertaram seus homens sobre as consequências de futuros vazamentos.


25/08/2012

Em e-mail enviado aos integrantes das Forças Especiais da Marinha (conhecidas sob a sigla em inglês Seal), o comandante Bill McRaven, disse que militares --da ativa ou não-- podem responder judicialmente pela divulgação de dados sigilosos. 





Capa do livro "No Easy Day," sobre operação que matou Bin Laden em 2011


"Vamos buscar todas as opções possíveis para fazer com que os membros sejam responsabilizados, incluindo, se for o caso, um processo criminal", disse McRaven, que comandou a ação contra Bin Laden. O trecho da carta foi divulgado pela Associated Press.

Ainda segundo o comunicado, o comandante diz que os ex-militares podem "advogar por causas" e até "escrever livros sobre suas aventuras", mas não falar em nome de todos os membros das Forças Especiais ou colocar em risco as tropas ao narrar detalhes confidenciais.

O autor do livro "No Easy Day" (que no Brasil será publicado pela Editora Paralela como "Não há dia fácil") assina sob o pseudônimo de Mark Owen, mas foi identificado pela Fox News como Matt Bissonnette, 36. Ele teria deixado a Marinha há um ano.

Após a divulgação do nome, simpatizantes da Al Qaeda chegaram a postar, em blogs jihadistas, fotos de Bissonnette com ameaças ao ex-militar, em resposta à morte de Osama bin Laden.

A obra será lançada em 11 de setembro, primeiro em formato digital. A edição impressa, com 264 páginas, deve sair no fim de setembro.
fonte;folha

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking