O avião experimental "Impulso Solar", alimentado pela energia do sol, decolou nesta quinta-feira (24) da Suíça rumo a Marrocos, no norte da África.
A primeira escala será em Madri, na Espanha. Em seguida, a aeronave, que tem a envergadura de um Airbus (63 metros) e o peso de um carro, seguirá uma rota de 2.500 quilômetros para Rabat, capital de Marrocos.
29/05/2012
A decolagem foi atrasada em duas horas, devido à formação de neblina na pista.
"Nós não podemos voar dentro das nuvens porque ele (o avião) não foi construído para isso", disse Andre Borschberg, um dos pilotos, ao conduzir o Impulso Solar pela cidade francesa de Lyon, a uma velocidade de cruzeiro de 70 quilômetros por hora.
Antes de aterrissar em Madri, o Borschberg enfrentará outras dificuldades, como cruzar os Montes Pireneus, que separam a França da Espanha. No caso de alguma emergência, ele poderá se utilizar de um paraquedas, levado dentro da cabine.
Já no trecho rumo ao continente africano, as dificuldades serão as correntes de vento no Estreito de Gibraltar.
Avião movido a energia solar tenta travessia entre continentes
HORAS DE VOO
A missão é o ensaio final para o projeto de dar a volta ao mundo com uma aeronave mais aprimorada, em 2014.
Em 2010, a equipe realizou um voo de 26 horas para demonstrar que as 12 mil células solares conseguem acumular energia suficiente para manter o avião nas alturas mesmo durante a noite. No ano seguinte, o primeiro voo entre países foi realizado, entre França e Bélgica.
O projeto começou em 2003 e consumiu US$ 100 milhões (R$ 208 milhões) em dez anos.
FONTE;UOL
A decolagem foi atrasada em duas horas, devido à formação de neblina na pista.
"Nós não podemos voar dentro das nuvens porque ele (o avião) não foi construído para isso", disse Andre Borschberg, um dos pilotos, ao conduzir o Impulso Solar pela cidade francesa de Lyon, a uma velocidade de cruzeiro de 70 quilômetros por hora.
Antes de aterrissar em Madri, o Borschberg enfrentará outras dificuldades, como cruzar os Montes Pireneus, que separam a França da Espanha. No caso de alguma emergência, ele poderá se utilizar de um paraquedas, levado dentro da cabine.
Já no trecho rumo ao continente africano, as dificuldades serão as correntes de vento no Estreito de Gibraltar.
Avião movido a energia solar tenta travessia entre continentes
HORAS DE VOO
A missão é o ensaio final para o projeto de dar a volta ao mundo com uma aeronave mais aprimorada, em 2014.
Em 2010, a equipe realizou um voo de 26 horas para demonstrar que as 12 mil células solares conseguem acumular energia suficiente para manter o avião nas alturas mesmo durante a noite. No ano seguinte, o primeiro voo entre países foi realizado, entre França e Bélgica.
O projeto começou em 2003 e consumiu US$ 100 milhões (R$ 208 milhões) em dez anos.
FONTE;UOL
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