Recuperação econômica dos EUA elevou emissão de gases, diz ONU

De acordo com relatório, emissões cresceram 3,2% em 2010 perante 2009.
Em geral, usinas e refinarias respondem por quase 40% da poluição.


As emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global aumentaram em 2010 nos Estados Unidos com a recuperação experimentada pela maior economia do mundo, revelou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana.
Em seu relatório anual, a Agência Americana de Defesa Ambiental (EPA) informou que as emissões de gases do efeito estufa cresceram 3,2% em 2010 sobre 2009, após dois anos consecutivos de redução.
Camada de poluição sobre a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Crescimento econômico impulsionou emissões de gases causadores do efeito estufa. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)Camada de poluição sobre a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Crescimento econômico impulsionou emissões de gases causadores do efeito estufa. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
Este aumento ocorreu, "principalmente, com a recuperação econômica que elevou o consumo de energia em todos os setores", destacou a agência, acrescentando que 2010 foi um ano particularmente quente nos Estados Unidos, com elevado uso de ar-condicionado.
Em 2010, os Estados Unidos, segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois da China, gerou 6,820 bilhões de toneladas métricas, contra 6,610 bilhões em 2009. O ano de 2007 teve a emissão recorde de 7,250 bilhões de toneladas métricas.
Em geral, usinas e refinarias respondem por quase 40% das emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos.
FONTE;G1

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking