Zapeando pela internet, despreocupadamente, eis que me deparo com a notícia: Globo manda e Escola de Samba muda enredo. Peraí, peraí… “Globo manda uma Escola de Samba mudar o enredo”?! Tá certo que a Globo manda em um monte de coisas, mas até ontem (dia 18/01/2009), não sabia que era algo às abertas, digno de aparecer no Yahoo!
Carnaval e vida
Vá perguntar para as pessoas os dias dos desfiles do Carnaval; qual foi o campeão do último ano, quais as “escolas” participantes, a maioria vai saber responder. Agora, pergunte para essas mesmas pessoas com a resposta na ponta da língua: “Quais as taxas cobradas pelo seu banco?”, “Qual o total de dívidas que você tem?”, “Teve dinheiro para dar um bom presente para seu filho que foi bem na escola?”. Adivinhe quais serão as respostas…
Voltando à manipulação carnavalesca
Pois qual não foi minha surpresa ao ler, no começo da notícia:
A Rosas de Ouro, uma das Escolas de Samba mais tradicionais de São Paulo, foi obrigada pela Rede Globo a mudar o nome de seu enredo e uma frase de seu samba para poder desfilar este ano. O motivo é uma suposta “propaganda subliminar” em seu enredo, que se chamava “Cacau é Show”.
Então, vamos aos fatos (e, contra fatos, não há argumentos):
“[...] foi obrigada pela Rede Globo”. Para os “Céticos da Conspiração” de plantão – que ficam indignados ao ler/saber notícias sobre uma das emissoras que mais tem poder no mundo e a que mais tem no Brasil (mesmo ante as oficialidades, como a já mostrada aqui no Pensando Nisso denúncia global de Rosinha Garotinho) -, que fique claro: a Globo manda e desmanda, sim! A emissora influi mais na sua vida cotidiana do que você pode supor ao ver novelas e reality shows.
“O motivo é uma suposta ‘propaganda subliminar’”. Caso você seja um dos que batem o pé ao negar a existência de mensagens subliminares em todos os tipos de mídia que existem, aí está. Certamente a Globo sabe identificar muito bem um dos artifícios que usa.
Conforme pode ser constatado na notícia do Yahoo!, a Globo “pressionou” (já ouviu falar em eufemismo?) a Escola de Samba a alterar seu enredo devido a cláusulas contratuais. Ficou claro que a exibição da “maior festa do mundo” é feita mediante um contrato? Que não é algo “espontâneo” ou “por acaso”, e sim algo que respeita a um contrato, com cláusulas que permitem a famigerada emissora a não exibir os desfiles de Escolas que julgue infringir o que consta no documento?
Lembra do famoso caso das eleições presidenciais, no qual a edição da reexibição do “debate” foi feita para garantir a vitória de um dos candidatos? Lembra que o candidato escolhido realmente venceu? Pois é, eu fico me perguntando se as “campeãs do Carnaval” não são campeãs por algum motivo…
E o que podemos aprender sobre a manipulação global carnavalesca?
O que podemos aprender? Bem, podemos, pelo menos, começar a pensar se a “influência global” se estende a somente a política do pão e circo ou, levando em conta todo o histórico de denúncias, acusações de corrupção, documentários a respeito da tal emissora, e outros, não podemos saber que essa influência atinge os campos político, midiático, educacional, financeiro, social, etc, etc…
Pense nisso!
fonte;blog pense nisso
http://www.vermelho.org.br/noticia/122726-1
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