1984 v Admirável Mundo Novo-GEORGE ORWELL




Em outubro de 1949, poucos meses após o lançamento de George Orwell 'sdistópico obra-prima, Nineteen Eighty-Four , ele recebeu uma carta fascinante do colega autor Aldous Huxley - um homem que, 17 anos antes, tinha visto a sua própria visão de pesadelo da sociedade e publicou, na forma de Admirável Mundo Novo


08/03/2012

O que começa como uma carta de louvor logo torna-se uma breve comparação dos dois romances, e uma explicação de por que Huxley acredita que seu trabalho próprio, antes de ser uma previsão mais realista.

Fantástico.


Cultura inútil: Em 1917, muito antes de ele escrever esta carta, Aldous Huxley brevemente ensinou Orwell francês em Eton.


(Fonte: Cartas de Aldous Huxley ; Imagem: George Orwell ( via ) e Aldous Huxley ( via .))

Wrightwood. Cal.

21 de outubro de 1949

Dear Mr. Orwell,

Foi muito gentil da sua parte dizer a seus editores a me enviar uma cópia do seu livro. Ele chegou quando eu estava no meio de um trabalho que exigiu muita leitura e consulta de referências, e, desta visão deficiente torna-se necessário para mim razão de minha leitura, eu tive que esperar muito tempo antes de poder embarcar em Nineteen Eighty-Four.

Concordando com tudo o que os críticos escreveram sobre ele, eu não preciso dizer-lhe, ainda uma vez mais, como bem e como profundamente importante o livro é. Posso falar, em vez de a coisa com a qual os negócios do livro - a revolução final? Os primeiros sinais de uma filosofia da revolução final - a revolução que está para além da política e economia, e que visa a total subversão da psicologia do indivíduo e da fisiologia - encontram-se no Marquês de Sade, que se considerava como o continuador, o Consumador, de Robespierre e Babeuf. A filosofia da minoria dominante em Nineteen Eighty-Four é um sadismo que tem sido levada à sua conclusão lógica, indo além do sexo e negá-lo. Se, na realidade, a política do bota-a-cara pode continuar, indefinidamente parece duvidoso. Minha crença é que a oligarquia dominante irá encontrar formas menos árduas e desperdício de governar e de satisfazer a sua cobiça pelo poder, e essas formas vão parecer as mesmas que eu descrevi no Admirável Mundo Novo. Já tive a oportunidade recentemente a olhar para a história do magnetismo animal e hipnotismo, e foram muito impressionado com a maneira pela qual, para cento e cinqüenta anos, o mundo se recusou a tomar conhecimento sério das descobertas de Mesmer, Braid, Esdaile, e o resto.
Em parte por causa do materialismo vigente e em parte por causa da respeitabilidade dominante, do século XIX filósofos e homens de ciência não estavam dispostos a investigar os fatos mais estranhos da psicologia para homens práticos, tais como políticos, soldados e policiais, para aplicar no domínio do governo . Graças à ignorância voluntária de nossos pais, o advento da revolução final foi adiada por cinco ou seis gerações. Outro acidente ou sorte foi a incapacidade de Freud para hipnotizar com sucesso e sua conseqüente depreciação do hipnotismo.Isso atrasou a aplicação geral do hipnotismo à psiquiatria há pelo menos quarenta anos. Mas agora a psicanálise está sendo combinado com hipnose e hipnose tem sido fácil e indefinidamente extensível através do uso de barbitúricos, que induzem um estado hipnóide e sugestionáveis, mesmo nos assuntos mais recalcitrantes.




Na geração seguinte, eu acredito que os governantes do mundo vai descobrir que o condicionamento infantil e narco-hipnose são mais eficientes, como instrumentos de governo, que os clubes e nas prisões, e que o desejo de poder pode ser tão completamente satisfeito, sugerindo pessoas para amar sua servidão como pela flagelação e chutando-os à obediência. Em outras palavras, sinto que o pesadelo de Nineteen Eighty-Four é destinado para modular para o pesadelo de um mundo que tem mais semelhança com o que eu imaginava em Admirável Mundo Novo. A alteração será trazido como um resultado de uma necessidade sentida para aumentar a eficiência. Enquanto isso, é claro, pode haver uma guerra em grande escala biológica e nuclear - caso em que teremos pesadelos de outros tipos e quase inimaginável.

Entrevista com Aldous Huxley (autor de Admirável Mundo Novo) [Pt.-BR]





Obrigado mais uma vez para o livro.

Com os melhores cumprimentos,
Aldous Huxley
Fonte: lettersofnote


Agora reflitam na letra desta música e tirem sua conclusões;


Filme ‘1984: O futuro do mundo' (Primeira adaptação do livro de George Orwell) - Dublado Raridade;


1984 é um filme de ficção científica britânico de 1956, dirigido por Michael Anderson, baseado no livro homônimo do autor inglês George Orwell.
É a primeira versão cinematográfica da história, dirigido por Michael Anderson, e estrelado por Edmond O'Brien.
O'Brien, o vilão, foi renomeado como "O'Connor," para evitar confusão com o nome do ator principal. A história é substancialmente diferente do livro.

Geen opmerkings nie:

Plaas 'n opmerking