john Glenn, astronauta americano, decolou no dia 20 de fevereiro de 1962 com um foguete Atlas, da base aérea de Cabo Canaveral, para dar três voltas ao redor na Terra
Glenn entrando na cápsula espacial para o histórico primeiro voo
WASHINGTON, 20 Fev 2012 (AFP) -O ex-astronauta John Glenn celebrou nesta segunda-feira o 50º aniversário do voo que fez dele o primeiro americano a chegar ao espaço, em uma cerimônia cheia de emoção, em que também lamentou a suspensão dos atuais programas espaciais do país.
20/02/2012
No dia 20 de fevereiro de 1962, Glenn partiu de Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste) na nave espacial Atlas para orbitar três vezes a Terra em 5 horas, uma viagem que o transformou em um herói nacional e restaurou a confiança na capacidade americana para competir com a União Soviética na corrida espacial.
"Sinto como se tivesse acontecido há uma semana, porque tenho revirado tanto isso nos últimos 50 anos que é como se tivesse de mantido fresco", disse Glenn à rede CNN nesta segunda-feira.
"Foi algo tão impressionante na época que ficou escrito indelevelmente em minha memória e posso lembrar aqueles dias muito intensamente".
A celebração é realizada em um momento amargo para o herói nacional, já que a nação que primeiro aterrissou na Lua depende agora da Rússia para transportar seus astronautas.
Glenn, que foi senador democrata de 1974 a 1999, criticou o ex-presidente americano George W. Bush por sacrificar as ambições espaciais americanas e cortar o financiamento da Nasa.
"Acho que é muito ruim", disse. "Espero que algumas das iniciativas planejadas agora para recriar nossa própria forma de transporte (espacial) sejam levadas à frente", afirmou na semana passada, referindo-se às iniciativas particulares de voos espaciais, como a iniciativa da companhia SpaceX.
fonte;hoje em dia
Geen opmerkings nie:
Plaas 'n opmerking